O que são os embaixadores das marcas e porque é que precisa deles?

20 minutos lidos
O que são os embaixadores das marcas e porque é que precisa deles?

Reputação e popularidade determinam o sucesso de uma marca para um grande futuro. Hoje em dia, não basta que as marcas se promovam o melhor possível – elas precisam de verdadeiros e credíveis influenciadores. As críticas pessoais de pessoas reais levarão a uma melhor reacção do público do que as notícias directas da marca. Este post explica quem são os embaixadores da marca, que benefícios proporcionam, e como as marcas podem ganhar com os seus empregados, como são diferentes dos influenciadores, e como se pode iniciar um programa de embaixadores de sucesso.

A Nova Era do Marketing

As plataformas de comunicação social mudaram para sempre a forma como criamos, distribuímos e consumimos informação. Contudo, uma coisa tem permanecido a mesma ao longo dos anos – os utilizadores confiam mais nos outros utilizadores do que nas empresas.

As marcas sempre souberam quão forte pode ser a prova social, e com a disponibilidade de diferentes conteúdos na era digital, a prova social tornou-se um dos elementos mais importantes de uma empresa de sucesso.

Em vez de permanecerem impessoais, as empresas estão a optar por colaborar com personalidades influentes que se alinham com a sua imagem e valores de marca.

Estas personalidades influentes são chamadas embaixadores de marca.

Há muitos anos, as empresas trabalhavam com “gestores de marca” que também eram por vezes chamados “gestores de produto”. No início dos anos 2000, o papel de gerente de marca foi substituído por um embaixador da marca.

Os embaixadores das marcas eram tipicamente celebridades (na sua maioria eram músicos ou actores) que eram recompensados pela promoção da marca e pela participação em diferentes anúncios e material promocional.

Com o crescimento dos meios de comunicação social, aqueles que outrora eram considerados “pessoas comuns” têm agora a oportunidade de construir um seguimento e ter um impacto extraordinário nas pessoas, produzindo, publicando e partilhando informações em linha. Hoje em dia, os contratos de embaixador da marca alargam muito mais do que a marca das celebridades.

Embaixadores da Marca vs. Influenciadores vs. Defensores da Marca

Quando as empresas consideram a colaboração, as suas ideias geralmente saltam para o marketing influenciador e a parceria com celebridades e utilizadores influentes dos meios de comunicação social que podem não ter recebido um estatuto de celebridade, mas mesmo assim, manter um seguimento fiel.

No entanto, uma parceria com um influente para uma campanha varia com uma parceria com um embaixador da marca.

Os influenciadores são normalmente utilizados para uma única campanha, e uma vez terminada essa campanha, terminam a sua parceria com esta empresa. Podem concordar em trabalhar novamente em futuras campanhas em conjunto, mas não estão exclusivamente a fazer publicidade a uma única marca.

Lembre-se, um embaixador de marca é sempre um influenciador, mas um influenciador não pertence necessariamente a um embaixador de marca.

Outra expressão que normalmente contribui para a confusão é “defensor da marca”.

Enquanto embaixadores e influenciadores de marca são compensados pelo seu trabalho e colaboração com a empresa, os defensores da marca promovem uma marca não porque são pagos, mas porque são os seus verdadeiros fãs.

Os defensores das marcas, ao contrário dos influenciadores e embaixadores das marcas, não têm necessariamente uma influência social significativa.

Leia mais: Como os Micro-Influenciadores Ajudam as Marcas a Fazer Melhor Marketing

O que é um Embaixador da Marca?

Os embaixadores da marca são influenciadores que concordaram em promover uma empresa a longo prazo e, por essa razão, tornarem-se o “rosto” da marca.

Muitas pessoas consideram os embaixadores como o “rosto” de uma marca. Estas pessoas desenvolveram frequentemente redes e relações para promover uma determinada marca com a ajuda de métodos de marketing boca-a-boca, tais como referir a família e amigos ou discutir uma marca em canais de comunicação como os meios de comunicação social.

As marcas estão a procurar atrair novos clientes para além das campanhas publicitárias tradicionais. Estão a encontrar novas formas de alavancar os seus defensores para aumentar a notoriedade da marca e impulsionar um melhor desempenho comercial.

Muitas pessoas podem considerar os embaixadores de marca como influenciadores contratados por uma empresa. No entanto, um embaixador pode ser qualquer pessoa que adore os produtos da sua empresa e faça alguns esforços para apoiar e promover o crescimento de uma organização.

Devido ao seu grande talento de comunicação e interpessoal, os embaixadores têm o poder de afectar as opiniões das pessoas e de influenciar as suas decisões de compra.

Porque precisa de um Embaixador da Marca?

Inter-relação, confiança, influência – o que quer que lhe queiram chamar – é a chave.

Estes são a moeda do negócio: quanto mais confiança e influência tiver com alguém, mais comum será lucrar com o seu negócio. Este é o mérito de um embaixador da marca.

Atrair embaixadores da marca como parte da sua estratégia de marketing, meios de comunicação social, e planos de comunicação pode ser um longo caminho a percorrer para conduzir mais consciência da marca e gerar mais lucro.

As marcas em desenvolvimento estão a enfrentar uma concorrência a uma escala extraordinária. Os mercados estão a ficar mais saturados, e os clientes têm a oportunidade de escolher entre muitos produtos e serviços diferentes. Assim, as empresas estão agora a virar-se para fazer embaixadores dos seus actuais clientes, parceiros, empreiteiros e base de empregados.

3 razões pelas quais todas as empresas precisam de embaixadores de marca:

Mais confiança e consciência da marca

Um dos motivos mais comuns pelos quais as empresas gostam de fazer parcerias com embaixadores é aumentar o conhecimento da marca, melhorar o envolvimento social e estabelecer a confiança entre os utilizadores e seguidores. Quando a maioria da comunicação de uma organização provém directamente da empresa, as mensagens não são tão fidedignas como quando provêm de pessoas reais.

Hoje em dia, as pessoas estão diariamente expostas a sobrecarga de conteúdo. Assim, aprenderam a cortar o ruído e a ignorar o que consideram inadequado – incluindo anúncios de empresas.

Ou seja, as pessoas confiam nas opiniões e sugestões de outros que utilizaram os produtos e serviços na vida real, e a revisão pessoal de alguém é a fonte de informação em que os clientes mais confiam.

Para os embaixadores da marca, é muito mais fácil influenciar o seu público de uma forma genuína e autêntica, ganhar a atenção e o entusiasmo do público sobre os seus produtos e serviços.

Relação custo-eficácia

Como mencionado acima, o marketing de advocacia pode ser muito mais rentável do que a promoção tradicional e outras campanhas de marketing ou vendas. Enquanto alguns embaixadores da marca podem ser pagos com dinheiro, produtos gratuitos, ou cartões-presente, os embaixadores mais bem sucedidos tendem a ser aqueles cuja maior motivação é ver a marca a desenvolver-se.

Em muitos casos, os embaixadores da marca são os seus próprios funcionários. Apesar de muitas empresas também terem programas de embaixadores pagos, continuam a ser muito caros. Em comparação com promoções dispendiosas, os embaixadores podem fazer um trabalho muito melhor para ganhar a atenção do público, alcançar um público mais vasto, e fazer mais vendas.

Melhor marca patronal e mais candidatos a emprego de alta qualidade

Para além de conduzir a uma maior visibilidade, consciência da marca e vendas, o embaixador da marca pode ser uma forma muito eficaz de melhorar a marca patronal da sua organização e, portanto, atrair mais candidatos de alta qualidade para as suas vagas abertas.

Os funcionários que se orgulham de fazer parte da sua empresa podem divulgar os seus principais valores de marca, EVP, e a sua própria experiência como funcionários.

Quem pode ser embaixador de uma marca?

Depende dos objectivos da sua empresa (e do seu programa de embaixadores), no entanto – qualquer empregado tem potencial para ser um embaixador de marca.

Os empregados em vendas, RH, marketing, comunicações, produto, engenharia e gestão podem tornar-se embaixadores eficazes da marca.

Aqui estão alguns exemplos dos resultados que os empregados destas pessoas podem trazer:

• Vendas: criação de novas oportunidades, redução do ciclo de vendas, aumento de receitas e lead pipeline
  • Recursos Humanos: constrói a reputação do seu empregador, aumenta o recrutamento e a retenção, melhora a reserva de talentos,
  • Marketing: conhecimento da marca, geração de leads, quotas sociais, tráfego web
  • Produto & Engenharia: consciência do produto, liderança do pensamento

Geralmente, os empregados que normalmente comunicam com pessoas fora da empresa são os que trarão os maiores resultados. Nesta nova era digital e social, praticamente todos os empregados têm uma grande rede profissional. Além disso, muitos já estão a partilhar sobre o seu negócio, quer os executivos o percebam ou não.

Entre os meios de comunicação social, e-mail e outros serviços, os empregados B2B têm um número significativo de pessoas com quem comunicam, e com quem têm boas relações e confiança.

Em média e dada a natureza das suas funções (por exemplo, a exigência de trabalhar em rede com pessoas fora da sua empresa), as vendas, o marketing e a gestão vão ter as maiores redes profissionais e podem trazer os maiores resultados.

Por onde começar?

O céu é o limite quando se decide lançar um programa de embaixador de funcionários.

Quer opte por contratar embaixadores ou colaborar com influenciadores, um óptimo lugar para começar é com os recursos humanos da sua empresa. Com tempo e sucesso, é possível que o seu programa atinja um ponto em que a maior parte dos trabalhadores da sua empresa participe depois.

No entanto – e no início – é melhor dar um passo. Começar pequeno, analisar, iterar, mostrar sucesso, melhorar, e repetir.

Especialmente quando está a começar, é importante concentrar-se em atrair funcionários para o seu programa que realmente queiram participar e que gostem e tenham experiência com as redes sociais e outras plataformas modernas de comunicação e rede.

Embora isto pareça uma coisa muito orgânica a fazer, não é assim tão fácil executar com sucesso programas de advocacia dos funcionários. Aqui estão os passos a seguir para criar um programa de embaixadores de sucesso na sua empresa:

1. Identificar as regras do seu programa de embaixador da marca
  2. Ensine os seus empregados a serem embaixadores (o que fazer e o que não fazer)
  3. Escolha os seus actuais embaixadores internos
  4. Ofereça-se para passar um inquérito para revelar quem são os seus potenciais embaixadores
  5. Reclamar claramente os benefícios do embaixador da marca tanto para indivíduos como para a sua empresa como um todo
  6. Criar e distribuir conteúdos relevantes para o seu público interno (só então eles quererão partilhá-los com as suas redes)
  7. Facilitar aos embaixadores a partilha externa do conteúdo
  8. Estimar o impacto do embaixador da marca
  9. Reconheça e recompense os seus embaixadores de marca

Criação de um programa de Embaixadores da Marca que se adeqúe aos seus objectivos

Pense no que está a tentar alcançar com o seu programa de embaixador da marca, e quanto pode investir. Empresas diferentes têm requisitos diferentes para os seus embaixadores e requisitos diferentes para os seus programas.

Há muitas maneiras de iniciar o seu programa de embaixadores da marca:

• Forneça aos seus embaixadores produtos complementares.
  • Envie aos seus embaixadores um desconto nos seus produtos.
  • Pagar aos embaixadores com regularidade:
    • Com tal modelo de pagamento, o embaixador da marca concorda em promover a empresa e cumprir os seus acordos por uma taxa mensal fixa.
    • Este pagamento tem de ser efectuado, independentemente de ter ou não encarregado o seu embaixador de trabalhar.
  • Criar um programa de afiliação.
    • Os embaixadores recebem alguma taxa nas compras ligadas às suas actividades promocionais. Os programas de afiliação normalmente cobrem um código de desconto único que serve como incentivo para os seguidores comprarem.

Pode também misturar qualquer destes métodos para criar o seu programa único de embaixadores ou encomendar publicações através de serviços como PRNEWS.IOque irá aumentar a sua população e construir uma boa reputação. PRNews.io oferece a distribuição garantida de conteúdos em publicações de todo o mundo. A plataforma PRNews.io pode ajudá-lo a sensibilizar os seus potenciais clientes, parceiros, e investidores e aumentar as suas vendas. Ajudá-lo-á a não perder tempo a procurar e a lançar-se em muitos meios de comunicação para publicar o seu comunicado de imprensa, notícias, ou história. PRNews.io é um serviço que liga marcas e jornalistas.

Resumindo

Os potenciais candidatos e utilizadores confiam mais nas referências reais do que nos anúncios tradicionais. E uma vez que os embaixadores ocupam uma posição especializada, a confiança dos potenciais clientes é ainda mais forte.

O sucesso da marca do empregador e do recrutamento depende mais do que nunca da boa reputação do empregador nas plataformas sociais – os embaixadores das empresas podem ajudar nesse sentido. Se as marcas confiam nos seus embaixadores de marca, obtêm muitos benefícios. Se não os tiver agora, é sempre uma boa ideia utilizar a ajuda de serviços profissionais, como PRNEWS.IO.

Últimas de Blog