Fases TOFU, MOFU, e BOFU para o seu Funil de Marketing de Conteúdo

22 minutos lidos

Asua estratégia de marketing não lhe trará resultados surpreendentes se, como comerciante de conteúdos, não for capaz de visualizar concretamente o seu plano. Assim, é importante utilizar uma estrutura que lhe proporcione uma melhor compreensão das diferentes fases e tipos de clientes da viagem de marketing. No mundo do marketing de conteúdos, o “funil” é uma coisa crucial. Estar consciente da forma como os utilizadores se comportam à medida que seguem o seu caminho para os seus objectivos finais é crucial para poder levá-los até lá e ser o produto ou serviço que escolhem. Para atingir este objectivo é necessário passar pelas fases TOFU, MOFU, BOFU. E neste artigo, vou descodificar estas partes de marketing de conteúdo do funil de marketing de conteúdo para si. Vamos começar.

Definição do Funil de Marketing

Então, o que é o funil de marketing no marketing de conteúdos? Em suma, o funil de marketing é uma estrutura que os profissionais de marketing utilizam para transformar pessoas não familiarizadas com uma marca em clientes fiéis. É uma visualização de todo o processo da viagem dos clientes desde o primeiro momento em que vêem o negócio até ao momento em que finalmente fazem uma compra.

O esquema do funil de marketing baseia-se no conceito de que o número de pessoas que uma marca atrai é maior do que o número daqueles que estão verdadeiramente interessados e podem realizar leads, e depois, finalmente, tornar-se um cliente.

No funil, os comerciantes de conteúdos constroem uma ampla rede para capturar o maior número possível de pistas e depois acompanhá-los em cada etapa da viagem através da decisão desejada. Este processo também tem diferentes fases. Leva os visitantes através de um processo pelo qual primeiro tomam conhecimento da empresa e dos seus produtos. O processo continua a ganhar confiança e a criar fidelidade dos clientes, mesmo após a venda ser feita.

Os dois objectivos vão juntos como o funil de marketing de vendas e conteúdo. Deve-se considerar o funil para gerar o conhecimento da marca e depois, através dos vários processos, converter clientes em clientes fiéis e pagantes. O conceito não é apenas captar a atenção, mas também a:

• Estabelecer uma relação
  • Criar envolvimento do utilizador
  • Ganhe a confiança
  • Construir credibilidade, e
  • Criar negócios repetidos.

Este processo inclui a realização das fases de marketing do conteúdo TOFU, MOFU e BOFU.

Fases de Marketing de Conteúdo TOFU, MOFU, BOFU

Como já entendeu, estes termos significam as fases do funil de conteúdo.

TOFU (significa Top Of the FUnnel), MOFU (significa Middle Of the FUnnel), e BOFU (significa Bottom Of the FUnnel) baseados um no outro para aumentar as pistas a fim de, em última análise, levar à conversão.

Este funil fornece um quadro básico para qualquer empresa começar, mas os detalhes serão muito diferentes com base nos seus clientes. As suas fases TOFU, MOFU, e BOFU devem adequar-se a cada pessoa do comprador, o que significa que o seu primeiro passo deve ser compreender completamente quem é o seu comprador e quais os inconvenientes que pode resolver. Só então poderá criar o seu conteúdo para estas fases de forma apropriada.

Vamos então descobrir quais são estes diferentes passos e o que deve fazer em cada etapa.

Qual é a fase da TOFU?

O topo do funil ou fase de sensibilização é uma fase em que os visitantes acabam de perceber que têm um problema ou podem estar vagamente conscientes de que falta alguma coisa. Estes utilizadores ainda não sabem da sua empresa, pelo que o conteúdo TOFU é criado para atrair a sua atenção para onde é mais provável que consumam.

O conteúdo da TOFU deve ser inteiramente educacional e não deve conter nada nem sequer ligeiramente relacionado com um argumento de venda. O utilizador simplesmente não está preparado para um nestas actividades, uma vez que muitos ainda estão a tentar compreender plenamente o problema que sentem. Portanto, não mencione a sua marca, produto, ou serviço. Basta dar-lhes conteúdos úteis para a sua pergunta ou ponto de dor.

Os tipos de mídia e o conteúdo transformam-se rapidamente em 2021. Actualizar a sua estratégia de marketing constantemente e adaptar o seu funil de marketing de conteúdo ajudará a manter-se relevante e a fornecer os resultados desejados. Ao ajustar a sua estratégia, tenha em mente o seguinte para o seu conteúdo de Tofu.

O que é necessário para criar conteúdo TOFU:

• Compreensão dos meios que os seus clientes utilizam e como: pense nas plataformas de meios, tipos, nível de interesse ou envolvimento de cada um, tempo gasto, e como estes hábitos podem mudar com o aparecimento de novas fontes.
  • Saiba o que chama a atenção dos seus utilizadores: pense nos temas, tais como humor, entretenimento, guias, inspiração, e muito mais.
  • Os conteúdos demográficos dos seus utilizadores para a segmentação: utilizadores de diferentes grupos etários, rendimentos, áreas urbanas ou rurais, estilos de vida, e outros demográficos são susceptíveis de estar interessados em coisas diferentes.

Aqui estão os tipos de conteúdo TOFU apropriados:

• Meios de comunicação social: em que canais se encontram os seus clientes e ponha os seus esforços em conformidade.
  • Infográfico: fornecer um formato visual para ajudar os utilizadores a compreender o problema ou a questão que estão a tentar resolver.
  • Blog: com pesquisa por palavra-chave criar um post de blog de inquérito sobre um determinado problema ou ponto de dor que seja facilmente encontrado pelos clientes.
  • Vídeo: devem ser curtos nesta fase e devem apenas mencionar o problema, não uma solução.
  • Guias: é possível criar guias em vários tipos diferentes, nem todos eles apenas focados em texto. O objectivo de um guia é fornecer informações de base que os seus futuros clientes precisam de saber sobre o caminho a seguir para escolher a sua empresa como solução.
  • E-book/whitepaper: Criar conteúdo mais aprofundado sobre o problema com que os seus clientes estão a lidar.
  • Conteúdo de Como-Fazer: As mensagens “Como fazer” são menos abrangentes do que um livro electrónico ou um guia de tópicos gerais. Oferece aos seus visitantes instruções passo a passo. Finalmente, devem conseguir algo com um mínimo de esforço.
  • Quiz: descubra mais sobre o seu cliente fazendo perguntas sobre as questões que ele tem.
  • Sequências de correio electrónico: As sequências de correio electrónico são populares para a entrada de novos clientes porque estabelecem uma ligação contínua entre o consumo do seu conteúdo e a tomada de medidas sobre o mesmo.

O principal objectivo desta fase de marketing de conteúdos é a geração de leads. Por conseguinte, a informação deve ser recolhida para ser utilizada na alimentação dos condutores de chumbo no funil.

O que é a fase do MOFU?

Nesta segunda fase de avaliação, os utilizadores aceitaram que têm um problema específico a ser resolvido e estão a procurar activamente a forma de o resolver. Isto significa que agora receberam um público alvo. Estão à procura de diferentes opções e a estimar cuidadosamente o valor de cada uma.

Agora pode apresentar o seu próprio produto ou serviço. No palco do MOFU, deve continuar a sua educação mas deve também mencionar porque é que é a melhor solução. As pistas são quentes, por isso aproveite esta oportunidade para explicar como o seu produto ou serviço pode ajudá-los. A fase do MOFU também pode ser uma boa oportunidade para fornecer conteúdos de portões para obter informações de contacto dos compradores.

O que precisa para criar o conteúdo do MOFU:

• Uma pequena relação existente com os seus clientes (seguidor das redes sociais, subscrição de newsletter, visitante anterior do website)
  • Uma fonte para fornecer conteúdos educativos (blog no seu website ou outras plataformas, blog de vídeo, etc.)
  • Chamada à acção (CTA) para avançar para a fase seguinte.

Verifique os tipos apropriados para o conteúdo do MOFU:

• Blog: forneça uma pergunta que se relacione com o seu produto ou serviço.
  • Estudo de caso: ajude os clientes a ver o seu produto ou serviço em uso, mostrando os benefícios que tem proporcionado por outros clientes.
  • Whitepaper: coloque informações detalhadas sobre um tópico para transmitir a razão pela qual a sua solução é a melhor opção.
  • Webinar: organizar formação sobre um tema, e deixar tempo para perguntas dos participantes.
  • Email drip: crie uma sequência de emails que forneçam conteúdos específicos para o cliente.
  • Guia/conteúdo: dar instruções passo a passo sobre a solução do problema.
  • Modelo: deixe os compradores descobrirem por si próprios como a sua marca pode resolver os seus problemas.
  • Comparações: mostrar uma comparação das soluções, e não dos vendedores, nesta fase.

Este meio do funil de conteúdo é onde a maioria das empresas faz a maior parte da sua comercialização. Este é o passo onde mais frequentemente as empresas vendem os seus produtos e serviços.

O que é a fase BOFU?

Bofu é onde já ganhou confiança suficiente com os seus futuros clientes. Esta é a fase inferior do funil. Pode considerar isto como a parte pontiaguda ou a parte estreita do funil.

Como comerciante, a sua tarefa nesta fase é apresentar a sua empresa de uma forma convincente que atraia os seus possíveis clientes a agir, que é a melhor forma de resolver os seus problemas. O fundo do seu funil de conteúdo pode oferecer uma oferta de tempo limitado para os seus produtos ou serviços. É aqui que finalmente troca as pistas em clientes reais.

A avaliação e a compra são o foco principal desta fase. É necessário verificar previamente os seus possíveis compradores, para que nada os possa impedir de concluir a transacção quando se trata de uma decisão de compra.

O principal objectivo desta etapa final é transformar as pistas em compradores.

O que é necessário para criar conteúdo Bofu:

• Uma compreensão dos problemas do cliente: coloque-se no lugar do seu cliente e considere e qual a solução que lhe trará o maior benefício.
  • Uma plataforma para mostrar possíveis soluções: A sua solução também tem de ser acessível aos seus clientes. Pense em como os seus clientes a poderão encontrar e onde ela terá o maior impacto.
  • Desejo de comprar um produto ou experimentar um serviço: Passos fáceis para comprar um produto podem ajudar a terminar o funil de venda.

Os tipos apropriados do conteúdo BOFU:

• Demonstração do produto: Forneça aos compradores informações sobre como o seu produto funciona realmente. Quer seja no local ou num vídeo, mostre todas as características importantes e relacione-as com os benefícios, e mostre como excede a concorrência.
  • Teste gratuito: Dê aos clientes a oportunidade de experimentarem o seu produto sem se comprometerem muito.
  • Testemunhos e estudos de caso: As histórias dos clientes também são úteis nesta etapa final, pois são conteúdos que convertem e fornecem uma estimativa de terceiros do seu serviço ou produto.
  • Características do produto: Mostre o que o seu produto pode fazer e os benefícios que oferece, especialmente as vantagens que tem em relação à concorrência.
  • Comparações de produtos: Ajude os clientes a compreenderem onde o seu produto ou serviço pontua, destacando claramente as diferenças entre a sua marca e os concorrentes.
  • Webinars: Este tipo de conteúdo é perfeito para produtos com alta resistência ao comprador.
  • Dar de presente: Muitos clientes que descobriram o seu produto mas podem não ter a certeza de fazer uma compra podem ser finalmente convencidos por um Giveaway. Poderá partilhá-lo através dos meios de comunicação social, boletim informativo, ou outras fontes.
  • Cupão: Semelhante a uma oferta, um desconto pode ser o argumento final de que um cliente precisa para comprar o seu produto ou serviço. Apresente o desconto como um convite a compradores de primeira viagem para aumentar esta oferta.
  • Prova como UGC: O conteúdo gerado pelo utilizador (UGC) funciona como prova social, realçando a qualidade do seu produto ao mostrar que outras pessoas estão satisfeitas com ele. Publique as opiniões dos seus actuais clientes, vídeos, posts sociais, ou outros conteúdos para convencer o conteúdo de Bofu.

Bónus: Fase do Funil de Vendas de Evangelistas de Marca

Parabéns! Os seus conteúdos TOFU, MOFU e BOFU têm funcionado com sucesso e o seu poder trouxe-lhe muitos clientes. Mas o funil de marketing do conteúdo não termina aí. Conteúdo após a compra pode transformar um comprador único num cliente e num evangelista de marca para toda a vida. Este conteúdo deve fornecer-lhes constantemente pontos adicionais para ficarem consigo, para além de um grande produto ou experiência.

Os tipos apropriados de conteúdo:

• Blogs de características especiais: O conteúdo dos blogs nesta fase do funil de marketing deve ser diferente dos blogs anteriores que criou. Estes podem concentrar-se mais no seu negócio ou produtos, tais como eventos que está a organizar, bons trabalhos em que está envolvido, ou concursos e brindes.
  • E-mails de reencaminhamento: torne o seu conteúdo de e-mail interessante e útil para os seus clientes. Segmentar o seu público para garantir que está a enviar o conteúdo certo para eles.
  • Concursos ou brindes: Agradeça e apoie este segmento dos seus clientes. Crie eventos motivacionais como uma oportunidade para os envolver e fazer alguns presentes como agradecimento à sua lealdade.
  • Vídeos de contos de histórias: Este tipo de conteúdo também deve envolver e inspirar. Pode indicar actividades excepcionais de clientes particulares, actividades de caridade, empregados, parceiros.
  • Fóruns comunitários: organizar um lugar seguro e acolhedor para os clientes partilharem as suas experiências e ligarem-se com outros. Posicione-se como profissional e mantenha aí um clima positivo.

Resumindo

Com uma análise detalhada, o funil de marketing de conteúdo fornece-lhe informações sobre o que tem de fazer para afectar os clientes em cada fase. Analisando os seus funis desde o topo até ao fundo, há uma grande oportunidade de receber maiores vendas, mais lealdade, e uma maior consciência da marca.

A compreensão profunda dos funis de marketing de conteúdo ajudá-lo-á a construir uma estratégia de marketing eficiente para atrair novos clientes nas primeiras fases, persuadindo-os a confiar mais na sua empresa e a tomar uma decisão a seu favor.

Leia mais: O que é pago, possuído e ganho dos meios de comunicação

Últimas de Blog