Como Monetizar os Media? O mais longo conjunto de ideias

33 minutos lidos
Como Monetizar os Media? O mais longo conjunto de ideias

Um dos pontos mais difíceis para as publicações em linha é a questão da monetização. Afinal de contas, criar conteúdo de alta qualidade não é barato.

Os meios de comunicação social bem sucedidos devem diversificar os seus rendimentos para se segurarem contra a situação do mercado, que tende a mudar frequentemente. A manutenção de uma redacção tem sempre um preço, pelo que vale a pena considerar todos os meios de comunicação e métodos de monetização de blogues disponíveis. Confiar apenas na publicidade nativa, embora possa gerar rendimentos realmente bons, pode pôr em risco os seus meios de comunicação social.

Os Melhores Métodos de Monetização de Meios Digitais

*Eu sei que já leu isto muitas vezes antes, mas tenho de rever todos os métodos padrão e comuns de monetização dos meios de comunicação, para o caso de lhe ter escapado alguma coisa.

#1 Subscrição paga do seu conteúdo

Costumávamos subscrever jornais e esperar todos os domingos por um novo exemplar. Hoje em dia, este princípio propagou-se aos meios de comunicação em linha que vendem o acesso a parte ou à totalidade do seu conteúdo. Já reparou frequentemente em websites onde parte do conteúdo está disponível apenas para assinantes? Esta opção só funcionará se puder fornecer ao público materiais novos e interessantes.

Se reuniu uma grande audiência de leitores que estão activamente interessados no tema do blogue, ofereça-lhes uma assinatura paga. Isto irá criar uma fonte de rendimento estável e a longo prazo.

Por exemplo, a revista americana The Atlantic criou The Masthead, um programa destinado aos leitores mais fiéis, atraindo “milhares” de membros para o novo clube. The Masthead foi primeiro testado em 250 membros, depois aberto a assinantes ao preço de $120 por ano.

Revista People lançou People Perks, um programa digital que dá aos utilizadores descontos em 1.000 retalhistas. O programa custa $6 por mês ou $60 por ano.

Exemplo: Revista Smashing

Exemplo: SitePoint

#2 Programas de afiliação ou marketing CPA

Hoje em dia, há muitos programas de afiliação sobre vários tópicos aos quais se pode juntar com os seus meios de comunicação social. Tudo funciona de forma bastante simples. Adiciona-se um link de referência ao produto, e o visitante acede ao website da empresa com a qual assinou um acordo de parceria e compra um produto ou serviço. Após tal compra, recebe uma percentagem da venda.

Pode vender tudo – desde o alojamento a excursões de operadores turísticos – dependendo da direcção dos seus meios de comunicação.

Para manter a confiança do seu público, não esconda as suas parcerias. Em muitos países, esta é uma exigência legal. Consulte um advogado sobre este assunto. Tenha também em mente que a qualidade dos produtos que anuncia afecta a reputação do seu blog, por isso escolha cuidadosamente os seus parceiros.

#3 Publicidade contextual

Instale o código do Google AdSense no seu site para que os visitantes possam ver os anúncios que correspondem aos seus interesses e ganhar dinheiro através da exibição de unidades de anúncios. Pode escolher os formatos de publicidade (banner, anúncio em vídeo, janela pop-up) e decidir onde colocar o anúncio no sítio.

O seu objectivo é obter o máximo rendimento possível da publicidade contextual, mas não se esqueça que demasiados anúncios afugentam os visitantes e pioram os factores comportamentais do site.

#4 Patreon ou quaisquer outros serviços para aceitação de donativos e patrocínios

A existência sobre doações de leitores é uma prática muito comum. Especialmente se tiver colocado os seus meios de comunicação no YouTube.

Patreon é um centro onde os fãs (“mecenas”) apoiam financeiramente os autores. Também lhes oferecem vários bónus: serem os primeiros a ver a estreia do vídeo, conversar num chat fechado, e influenciar a escolha de tópicos para o conteúdo. A cooperação sem bónus é também possível, de tal forma que os mecenas agradecem simplesmente aos autores pelo conteúdo.

O principal objectivo do serviço é ajudar músicos, videobloggers, escritores, jornalistas, e outros a ganhar dinheiro com a sua criatividade ou a encontrar dinheiro para o desenvolvimento de projectos.

De facto, existem muitas outras plataformas de angariação de fundos por aí, tais como Comprar-me um café.

Também pode começar crowdfunding como uma solução temporária para o problema.

СROWDFUNDING ATRAVÉS DE ALGO COMO PATREON, QUE PROPORCIONA UM FLUXO DE RECEITAS BASTANTE CONSISTENTE AOS CRIADORES DE CONTEÚDOS QUANDO COMPARADO COM ALGO COMO ANÚNCIOS. O LADO NEGATIVO, CLARO, É QUE PRECISA DE CRIAR ACTIVAMENTE INCENTIVOS PARA QUE OS PATROCINADORES CONTINUEM A PATROCINÁ-LO, QUER SEJA ATRAVÉS DE CONTEÚDO EXCLUSIVO OU QUALQUER OUTRA COISA QUE A SUA MULTIDÃO CONSIDERE INTERESSANTE.DRAGOS BADEA, CEO DA YAROOMS

#5 Conteúdo patrocinado

Se tiver um site de conteúdo popular, então poderá ganhar dinheiro publicando artigos pagos. Pode trabalhar directamente com anunciantes ou adicionar a sua publicação à lista PRNEWS.IO. Normalmente, tais publicações são colocadas com a marca “no direito de publicidade”. Mas muitos lugares são publicações publicitárias sob o pretexto de conteúdo ordinário.

#6 Venda de publicidade

Uma das primeiras opções a que as pessoas recorrem é a publicidade. É uma estratégia simples que oferece retornos proporcionais à sua audiência total, mas tenha cuidado. Alguns dos seus fãs não vão apreciar o seu anúncio, e há sempre o risco de anunciar um produto de má qualidade que pode comprometer a sua reputação.

É assim que Uma lista à parte fá-lo.

#7 Vender os seus serviços

Como blogueiro, pode facilmente oferecer serviços ao seu público. Pode escrever conteúdos (afinal, é um blogger, certo?), marketing digital, ou outros serviços altamente especializados.

• Se tiver meios de comunicação de viagem, venda os seus conselhos de planeamento de viagens e itinerários.
  • Se escrever no seu blog sobre SEO, vender os seus serviços de SEO, etc.

#8 Crie e venda os seus meios de comunicação

Acredite ou não, um website respeitável pode ser vendido por cerca de 35-40 vezes o lucro mensal. Se decidir vender o seu blogue, há vários locais onde o pode fazer. Para além das plataformas de negociação habituais, sugiro-lhe que contacte primeiro empresas ou concorrentes no seu nicho. Estas empresas conhecem o valor do seu blogue e sabem como monetizá-lo ao máximo, pelo que normalmente pagam mais.

Isto pode ser feito usando Flippa ou serviços similares.

#9 Publicidade nativa

A publicidade nativa é uma recomendação discreta de qualquer produto sem chamadas directas para a sua compra. Dada a sua especificidade, é positivamente percebida pelos utilizadores e não causa rejeição.

A maneira mais fácil de começar a ganhar com a publicidade nativa é registar os seus meios de comunicação no PRNEWS.IO como editora e comece a receber as suas primeiras encomendas.

#10 Coaching: Ganhar dinheiro ensinando pessoas

Pode realizar formação em tempo real, sendo pago pelo tempo gasto. Ao construir a sua autoridade e partilhar conhecimentos com os seus leitores, complemente o seu conteúdo com sessões de treino individuais.

Um exemplo principal desta abordagem é a Copywriter digital serviço do Copyblogger

#11 Crie o seu curso

A forma mais fácil de criar um curso é escrevê-lo como uma série de documentos PDF que o seu leitor compra e estuda por si próprio – muito semelhante a um livro electrónico, mas com exercícios e recursos adicionais especificamente concebidos para ajudar o leitor a aprender.

Mas, claro, existem muitos outros métodos e formas de criar e vender um curso. E este é um tópico para um artigo separado.

Exemplo: o SPI (rendimento passivo inteligente) ensina como ganhar e vender os seus cursos

FAÇA UM CURSO ONLINE E VENDA-O. SE INVESTIU TEMPO E ESFORÇO PARA CONSTRUIR O SEU BLOGUE NUMA AUTORIDADE NA SUA ÁREA, PODE USAR ESSA CREDIBILIDADE PARA VENDER UM WEBINAR, WORKSHOP, OU CURSO ONLINE RELACIONADO (PROMOVIDO ATRAVÉS DOS SEUS CANAIS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, CLARO) E GANHAR ALGUM DINHEIRO COM ISSO… SE É UM CONSULTOR FINANCEIRO DE RENOME OU PROPRIETÁRIO DE UMA EMPRESA FINANCEIRA, PODE, POR EXEMPLO, OFERECER SEMINÁRIOS SOBRE PLANEAMENTO FISCAL E POUPANÇA-REFORMA… OU PODE SER UMA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL OU DE PUBLICIDADE QUE FORNEÇA CURSOS DE SEO 101 (SEO). EMBORA O DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO VALIOSO EXIJA UM ESFORÇO SIGNIFICATIVO, ESTE PODE SER REPETIDO COM PEQUENAS MODIFICAÇÕES, PERMITINDO-LHE MAXIMIZAR O SEU RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO.RENE DELGADO, FUNDADOR & CEO DA SHOP INDOOR GOLF

#12 Vender um e-book

Os livros electrónicos de maior sucesso são publicados por bloggers cuja marca se baseia na experiência. Pode lançar um e-book em PDF directamente do seu site ou através de um retalhista como a Amazon, com pouco ou nenhum investimento financeiro.

Eis como o fizemos em PRNEWS.IO – Como auto-publicar um livro electrónico Kindle grátis na Amazon

VENDA LIVROS ELECTRÓNICOS AO SEU PÚBLICO-ALVO. VENDER LIVROS ELECTRÓNICOS É UM DOS MÉTODOS MAIS SIMPLES PARA RENTABILIZAR UM BLOGUE. SE OS SEUS VISITANTES JÁ ESTIVEREM INTERESSADOS NO SEU CONTEÚDO, PODEM ESTAR PREPARADOS PARA PAGAR UMA PEQUENA TAXA POR UM GUIA COMPLETO DE COMO FAZÊ-LO. ISTO PODE SER UM TUTORIAL SOBRE COMO DESENVOLVER UM NEGÓCIO DE DROPSHIPPING BEM SUCEDIDO, UM TRABALHO ORIGINAL DE FICÇÃO DE FÃS, OU AS SUAS TÁCTICAS ÚNICAS DE TREINO DE CÃES, DEPENDENDO DA SUA ESPECIALIZAÇÃO.

CONSIDERE TRANSFORMAR AS SUAS ENTRADAS DE BLOGUE COM MELHOR DESEMPENHO NUM LIVRO ELECTRÓNICO ABRANGENTE E ACCIONÁVEL OU AGRUPAR OS SEUS E-MAILS DE MAIOR SUCESSO NUM GUIA DESCARREGÁVEL, POR EXEMPLO. VENDA OS SEUS LIVROS NA AMAZON, PODIA, E GUMROAD PARA ALÉM DO SEU BLOGUE.MIKEHINCKLEY, FUNDADOR DO GROWTH EQUITY INTERVIEW GUIDE

#13 Vender um livro físico

A escrita de um livro físico é um dos métodos mais tradicionais de rendimento passivo.

A auto-publicação não requer que seja você mesmo a criar e imprimir livros, o que é um esforço caro e arriscado. Não, existem agora serviços de impressão como o KDP ou o Blurb para venderem livros de papel.

Mas se quiser seguir o caminho tradicional (e contornar o facto de ter de ser você a comercializar o livro), terá de encontrar alguém disposto a publicar o seu livro para si.

Se seguir este caminho, é definitivamente uma das opções mais difíceis; não é fácil encontrar um agente literário ou editor, quanto mais criar um best-seller que lhe trará royalties durante anos.

Tal como com um livro electrónico, escrever um livro físico é uma excelente forma de construir credibilidade junto do seu público, fornecer uma fonte tangível de valor, e levar a sua marca e meios de comunicação a novas alturas.

#14 Vender um audiolivro

Se tem uma grande ideia ou conhecimento que quer partilhar mas sente que escrever não é a melhor maneira, então considere gravar um audiolivro.

Há várias maneiras diferentes de obter rendimentos passivos com isto:

Pode auto-publicar o seu audiolivro e ligar-se a ele nos seus próprios meios de comunicação.

Ou pode publicar o seu audiolivro através de programas como ACX ou Findaway Voices e receber royalties.

Demorará muito tempo – e possivelmente dinheiro para equipamento, marketing, ou contratação de freelancers – mas uma vez criado o seu audiolivro, quase não necessitará de apoio.

Tal como nos livros, ter um audiolivro em seu nome pode ajudá-lo a tornar-se um líder de pensamento no seu campo.

#15 Publicidade em boletins de correio electrónico

Um método óbvio, mas claramente subutilizado. Com a ajuda de widgets prontos, é possível recolher emails dos utilizadores e enviar boletins informativos. Os anúncios podem ser inseridos tanto em newsletters especialmente criadas como em quaisquer outras cartas, mesmo em mensagens do sistema.

Importante: Antes de receber dinheiro pelo seu conteúdo, mostre aos potenciais leitores alguns exemplos dos seus e-mails, como O Skimm ou SitePoint do:

O E-MAIL MARKETING É UMA ESTRATÉGIA DE MONETIZAÇÃO ESSENCIAL PARA O SEU BLOG PORQUE, AO CONTRÁRIO DO CONTEÚDO DAS REDES SOCIAIS, “POSSUI” A SUA LISTA DE CORREIO ELECTRÓNICO. PODE UTILIZAR O E-MAIL MARKETING PARA PROMOVER PRODUTOS AFILIADOS E VENDER OS SEUS PRÓPRIOS PRODUTOS ATRAVÉS DE BOTÕES CTA E LINKS ESPALHADOS PELO E-MAIL. CERTIFIQUE-SE SEMPRE DE FORNECER VALOR EM CADA CORREIO ELECTRÓNICO, CASO CONTRÁRIO, PARECERÁ QUE ESTÁ APENAS A TENTAR FAZER UMA VENDA SEM SE PREOCUPAR COM O SEU PÚBLICO.CHELSEA CLARKE, EMPRESÁRIA E FUNDADORA DA HERPAPERROUTE INC.

#16 Produtos de lembranças

Com uma base de fãs suficientemente grande, é possível ganhar dinheiro com produtos de recordação. Vender produtos interessantes tais como t-shirts, chapéus, ou canecas com a sua marca, pode gerar receitas e fornecer-lhe uma plataforma para publicidade gratuita no futuro.

#17 Materiais impressos

Os materiais impressos são outro produto digital que é muito fácil de iniciar e escalar o seu rendimento.

Um documento imprimível é um ficheiro digital que as pessoas podem descarregar e imprimir-se a si próprias após a compra.

Pode recolher listas de verificação, listas, convites, planificadores, etc. Mas antes de escolher uma ideia para impressão, deve definir uma necessidade ou uma tendência.

#18 Relações com marcas

Em 2023, a monetização de blogs envolverá uma combinação de desenvolvimento de relações com marcas, alavancando oportunidades de marketing de afiliados e criando conteúdos únicos que se destacam da concorrência.

As marcas estão sempre à procura de conteúdos interessantes para partilhar com o seu público, por isso colaborar com elas pode ser uma óptima forma de rentabilizar o seu blogue. Pode trabalhar directamente com marcas relevantes para o seu nicho, oferecendo posts patrocinados ou outros serviços, tais como revisões de produtos. Alternativamente, pode associar-se a uma plataforma de marketing influente para dar mais exposição ao seu blogue.

#19 Venda de produtos físicos

Pode vender não só produtos digitais mas também produtos físicos. Para o fazer, deve expandir as páginas da loja no seu website.

Por exemplo, o fotógrafo baseado em Toronto e o YouTuber Peter McKinnon monetizar os seus meios de comunicação através da venda de produtos físicos na loja.

O Nyheter24-Gruppen da Suécia lançou a sua linha de produtos de beleza Urban Gloss, incluindo um creme nocturno e um soro facial. O comércio electrónico tornou-se um negócio evidente para a empresa holding dos meios de comunicação social, que inclui dois websites de beleza, moda, e estilo de vida. É também um negócio de alta margem, de acordo com o CEO.

A NPR lançou uma loja online em 2000. Em 2002, lançou o saco Nina Totin-bag. O novo sucesso para a NPR é meias.

JUNTÁMO-NOS À REVOLUÇÃO DAS MEIAS NO ANO PASSADO, E AS NOSSAS MEIAS PERSONALIZADAS ESTÃO RAPIDAMENTE A GANHAR ÍMPETOSOPATO DIZ

#20 Fábrica de conteúdos

Qualquer meio de comunicação social tem uma equipa de redactores. Se conseguir criar trabalho e gerar conteúdos não só para os seus meios de comunicação mas também para encomendar – receberá rendimentos adicionais.

Eis como CopyBlogger fá-lo.

#21 Ganhe com os eventos

Se já tem um poderoso recurso mediático, então com base nele pode facilmente lançar e curar vários eventos, uma vez que Revista Smashing ou The New York Times faz.

#22 Abrir a sua própria cafetaria

Sim, este método de monetização não é o mais óbvio, mas existe. Por exemplo, o método da monetização, Monocle está a escrever sobre tudo no mundo para aqueles que estão interessados na cultura e nas relações internacionais para além das fronteiras nacionais. Para além da publicação online, têm também meios de comunicação impressos, uma editora, e mesmo a sua própria cafetaria.

#23 Aplicação própria

O Skimm é uma newsletter iniciada por dois jornalistas do The Washington Post. Os seus amigos não compreendiam de todo as notícias, pelo que as raparigas começaram a enviar-lhes e-mails diários explicando tudo o que estava a acontecer no mundo. O resultado foi tão fixe que se transformou numa aplicação com 4 milhões de seguidores.

#24 Conselho de Emprego

O exemplo mais vivo de tal monetização pode ser o site DOU, que é simultaneamente um meio de comunicação para o pessoal das TI e um excelente local para encontrar um emprego.

Se escrever para um público-alvo restrito, por exemplo, artistas, então é obviamente uma boa ideia colocar vagas de emprego para artistas nos seus sítios.

#25 Abrir um museu

O princípio é aproximadamente o mesmo que o da sua própria cafetaria.

#26 Excursões

Se o tema dos seus media é história, arquitectura ou urbanismo, então pode abrir com confiança uma agência de guias turísticos e rentabilizar o seu público e conhecimentos desta forma

#27 Vender soluções

LookAtMedia lançaram duas ferramentas no mercado que eles próprios utilizaram nas suas redacções: o produto Setka Editor para layout e o Setka Workflow para planear o trabalho da edição.

Hubspot vende CRM e o comerciante Neil Patel vende Ubersuggest

#28 Folhas de cálculo de venda

Se for bom em Excel ou Google Sheets, pode criar e vender várias folhas de cálculo para aqueles que não querem ou não podem fazê-las eles próprios.

Por exemplo, pode criar folhas de cálculo sobre a orçamentação dos meios de comunicação social, o controlo do tempo de redacção, a distribuição de conteúdos, etc., e vendê-las em sítios como Etsy ou Sellfy.

Se conseguir montar e vender uma folha de cálculo que satisfaça as necessidades das pessoas, é uma forma incrivelmente rápida, fácil e sem riscos de começar a obter rendimentos passivos.

#29 NFT

Provavelmente já ouviu a sigla “NFT”, que está na boca de todos ultimamente. Mas o que são as NFT?

NFT significa Non-Fungible Tokens e são activos digitais únicos apoiados por contratos inteligentes sobre a cadeia de bloqueio Ethereum.

Basicamente, esta é uma forma de representar a propriedade de um objecto digital único. É semelhante à recolha de arte digital – mas também se pode assinalar outras coisas como tweets ou coleccionáveis de jogos de vídeo.

Mas vamos falar sobre como ganhar rendimentos passivos com o NFT.

Pode obter rendimentos passivos dos NFT através de métodos como royalties, piqueniques, alugueres, e mais. Há aqui muitas oportunidades.

Actualmente, a plataforma mais popular para a criação e venda de NFT chama-se OpenSea. O site faz um bom trabalho de orientação ao longo do processo, mas gostaríamos de o avisar que tem de pagar por ele.

Embora o processo de investigação e preparação para tal demore algum tempo, pode ser uma boa opção para a monetização adicional dos meios de comunicação.

#30 Venda as suas fotos

Se tiver um fotógrafo no pessoal que gere o conteúdo fotográfico para os meios de comunicação, a venda de fotografias online pode ser uma grande fonte de rendimento adicional para si.

Etsy, Shutterstock, Adobe Stock, Getty Images, Alamy, e muitos outros bancos de fotografias. Com eles, pode facilmente publicar as suas fotografias e ganhar dinheiro passivamente através de royalties.

Risco: Pode adicionar centenas de fotografias a uma plataforma como a Getty Images e nenhuma delas irá gerar vendas significativas. Apenas algumas fotos podem gerar todos os seus rendimentos, pelo que terá de continuar a adicionar fotos, procurando aquela agulha no palheiro.

#31 Canal YouTube

Não é demasiado tarde para iniciar um canal YouTube. 74% de adultos americanos usam o YouTube.

O potencial de rendimento passivo de um canal de sucesso no YouTube é elevado. Vendas de afiliados, patrocínios, integração de marcas, e receitas de publicidade podem somar somas agradáveis.

A história de Ali Abdaal é um exemplo do que é possível. Em quatro anos, ganhou mais com o seu canal YouTube do que com o seu trabalho como médico no Reino Unido.

#32 Modelos de Noções de Venda

Noticia é uma plataforma de software de tomada de notas concebida para ajudar os membros de empresas ou organizações a gerir os seus conhecimentos para uma maior eficiência e produtividade.

Já existe um monte de modelos para Noções, se adicionar alguns dos seus próprios para trabalhar com editores, redactores, e revisores, poderá obter rendimentos adicionais.

#33 Visitas de jornalismo

Um exemplo de monetização dos seus meios de comunicação pode ser as visitas jornalísticas, onde pode ir juntamente com colegas experientes dos meios de comunicação e ganhar experiência adicional em reportagens.

Um exemplo notável de tal monetização é a Programa de L.A. Times Expeditions

#34 Fundos de assistência e apoio ao jornalismo

O jornalismo independente de qualidade é importante. O jornalismo é um tipo de estilo de vida. Ser jornalista é um trabalho extremamente responsável que requer um pensamento claro, bem como sacrifícios para a comunidade. Ser jornalista é também um grande risco para a sua própria vida e para o bem-estar da sua família e amigos.
Por conseguinte, alguns meios de comunicação social lançam fundos para apoiar os jornalistas:

The Guardian lança uma organização sem fins lucrativos para financiar o seu jornalismo

Para resumir

O conteúdo é uma ferramenta poderosa. E, se usado correctamente, pode ajudá-lo muito a aumentar as suas receitas, mesmo sem o vender directamente. A chave é compreender quem é o seu público, para que o possa servir apropriadamente. Certifique-se de que está a utilizar o conteúdo de todas as formas possíveis para variar os seus fluxos de receitas e melhorar o seu negócio de media em geral.

Últimas de Blog