A estratégia de relações públicas é essencial para o seu sucesso. Leia Isto Para Descobrir Porquê

25 minutos lidos

Como comunica dentro e fora da sua empresa, os eventos que planeia, o seu envolvimento com a comunidade, e mesmo como lida com uma crise, compõem o seu estratégia de relações públicas. Para o ajudar a criar estratégias de relações públicas, sublinhei os passos e termos importantes. Vamos a público.

Construir Reputação Online Positiva e Remover Negativa da SERP

O que são Relações Públicas

Tudo o que deve saber sobre relações públicas. A relação pública é uma parte importante da mistura de publicidade. As relações públicas incluem o número de passos para criar e proteger a imagem de uma empresa e a sua imagem particular do produto. É utilizado para comunicar toda a informação necessária para fazer crescer uma boa reputação na mente do público.

As relações públicas (abreviadamente relações públicas) são frequentemente feitas para formar publicidade e publicitar um negócio. Uma campanha típica de relações públicas pode concentrar-se na cobertura de um negócio em programas de televisão ou rádio ou em destaque em revistas, jornais, websites. Hoje em dia, as linhas estão a esbater-se entre as relações públicas tradicionais e outros tipos de marketing.

Porque é que a sua empresa necessita de uma estratégia de relações públicas?

O seu negócio precisa de um plano estratégico de relações públicas porque melhora efectivamente a sua visibilidade e constrói a sua reputação. É uma actividade a longo prazo, destinada a aumentar as suas vendas através da criação de confiança entre a marca e os clientes. Cada empresa procura constantemente novos vendedores ou clientes, um desafio quando as pessoas são atraídas para empresas com uma reputação estabelecida. Criar visibilidade para a sua empresa é assim um factor chave na popularização da sua marca, que é o objectivo de relações públicas. Aumentar a sua visibilidade, construir a sua reputação e credibilidade, e aumentar a confiança dos clientes no seu produto e empresa. No papel PR pode parecer simples, afinal de contas, é simplesmente criar e manter uma relação entre uma empresa e os seus clientes.

No entanto, fazer isto efectivamente requer um método integrado, unindo relações públicas com outras estratégias de marketing, tais como branding estratégico, marketing nas redes sociais, e design gráfico. Isto porque as relações públicas funcionam melhor quando uma mensagem é comunicada permanentemente através de todos os canais. Ter uma estratégia de relações públicas nos media assegura a consistência e que os seus esforços de RP são incorporados nos seus planos de negócios mais amplos.

What is Public Relationships?

Como Criar Estratégias de Relações Públicas?

Para criar os seus modelos de estratégia de relações públicas, aqui está um esboço do que precisa de fazer.

Determine as suas metas e objectivos

Ao criar uma estratégia de relações públicas é importante determinar as suas metas e objectivos para o que pretende alcançar. Por exemplo, pode querer lançar um novo serviço ou produto para o seu negócio. Ou pode querer identificar o seu produto ou serviço como o líder na sua categoria. Certifique-se de que os seus objectivos são específicos, mensuráveis, realizáveis, realistas, e oportunos (também conhecido como SMART), por exemplo, quantas pistas tenciona obter do artigo exacto ou comunicado de imprensa. Ao determinar os seus objectivos, terá um objectivo claro para as suas estratégias de RP e maximizará o sucesso das suas actividades de RP.

Percepções e investigação

Uma estratégia forte deve basear-se em conhecimentos e investigação – incluindo conhecimentos sobre a indústria como um todo e toda a informação possível sobre o público alvo. A investigação pode ser recebida a partir de dados/inquéritos, relatórios, e até análises SWOT e PEST. Uma vez feita a investigação, pode ser criada uma estratégia clara com base nestes conhecimentos – caso contrário, qual é o raciocínio para desenvolver uma abordagem se não houver factos que os apoiem?

A strong strategy must be based on insights and research – including insights about the industry as a whole and all possible information about the target audience.

Público-alvo

O seu público alvo são os indivíduos, grupos e comunidades que têm impacto e poder de decisão sobre os seus produtos ou serviços. São aqueles a quem tenta apelar e vender – são as pessoas com quem tem de comunicar. Pode encontrar o seu público-alvo pensando em quem estaria interessado em ouvir sobre o seu serviço ou produto, cujo trabalho poderá facilitar, quem são os decisores chave, quem terá a maior influência no lucro da empresa, e quem tomará medidas ou comprará os seus produtos ou serviços. Uma vez detectado o seu público-alvo, aprenda os seus comportamentos, tais como o conteúdo que lêem e como consomem os meios de comunicação. Ao definir o seu público-alvo, pode construir os exemplos da sua estratégia de relações públicas para se adequar aos seus comportamentos e, portanto, melhorar a eficácia da sua estratégia de relações públicas.

Analise o macro e micro ambiente que afecta o seu negócio

Invista tempo para analisar que factores políticos, económicos, socioculturais, tecnológicos, legais e ambientais poderiam influenciar a opinião do público sobre a sua marca.

Escreva isto porque quando chegar à escolha das tácticas, estes factores desempenharão um papel e determinarão o que deve e não deve fazer.

Os elementos que influenciam o microambiente do seu negócio são:

• Clientes
  • Concorrentes
  • Fornecedores e canais de distribuição
  • Empregados (trabalhadores e sua comunidade)
  • Intervenientes
  • Meios de comunicação

Com estes factores, analise o que poderia influenciar positivamente e negativamente o seu negócio.

Identificar mensagens-chave

As mensagens chave são as ideias centrais que deseja que o seu público-alvo ouça e recorde. São uma parte crucial de uma estratégia de relações públicas porque fazem parte do seu conteúdo e comunicam uma mensagem unificada. Pode cobrir mensagens chave na sua comunicação escrita e oral para transmitir uma mensagem específica sobre a sua marca ao seu público-alvo.

As melhores mensagens centrais são credíveis, fáceis de compreender, distintivas, fiáveis, breves, e conduzem a sua agenda. Criar e comunicar a mensagem certa requer perícia, experiência e capacidade para a distribuir. Se não a tem ou prefere concentrar-se em outras coisas, verifique PRnews.io. É um dos serviços bem estabelecidos e acessíveis. Oferece-se para criar e distribuir comunicados de imprensa através da web, a milhares de pontos de venda de meios de comunicação fiáveis. Para executar com sucesso a sua estratégia de relações públicas, é necessária uma história convincente. PRnews.io irá ajudá-lo a criar todos os tipos de conteúdo e a fornecer a sua distribuição, enquanto se pode concentrar nos objectivos empresariais e pessoais mais amplos.

Tácticas

As tácticas são as actividades que o ajudarão a alcançar os seus objectivos de RP. Se utilizarmos o exemplo de sensibilização para um novo serviço, uma táctica pode ser escrever e distribuir um comunicado de imprensa. Este seria enviado para publicações apropriadas à sua indústria e público-alvo para garantir um artigo sobre o novo serviço.

Outras opções tácticas incluem boletins electrónicos, actividades nas redes sociais, blogs, falar em público, ou apresentar ideias interessantes sobre a sua marca a jornalistas. Um bom lugar para começar é fazer uma lista de todas as publicações que o seu público-alvo lê, os eventos a que assistem, e como passam o seu tempo online. Isto pode ajudar a determinar que tipo de estratégia e tácticas de relações públicas funcionarão para si.

Criar um período de tempo

Deve também colocar prazos em torno de cada táctica para se certificar de que são completados a tempo. Por exemplo, poderia criar um plano de acção que detalha as actividades de relações públicas para um determinado período, quem as completará, quando começará a sua execução e o prazo para a sua finalização. Uma estratégia de relações públicas com prazos detalhados pode ajudá-lo a organizar o seu fluxo de trabalho, assegurar a responsabilidade e garantir que não se esqueça de completar uma tarefa importante.

Meça o seu sucesso

É crucial para medir o sucesso da sua estratégia de relações públicas. Pode criar as suas ferramentas de medição ou definir indicadores-chave de desempenho (KPIs) em torno das suas metas e objectivos. Poderia também medir o seu sucesso, quer tenha atingido as suas metas no prazo estabelecido. Ao medir o seu sucesso, pode determinar se as suas actividades de RP estão a funcionar e descobrir qual a área que precisa de melhorar.

É também uma boa ideia rever regularmente a sua estratégia de relações públicas e corrigi-la, se necessário. Uma estratégia de relações públicas permite-lhe pensar em todos os aspectos da transmissão de uma mensagem da melhor maneira possível. Também o ajudará a maximizar o sucesso das suas actividades de relações públicas e ajudará a fazer crescer o seu negócio.

Benefícios adicionais das Estratégias de Relações Públicas

As estratégias de relações públicas também podem ser úteis para as empresas que desenvolvem uma estratégia de conteúdo e um plano de SEO. As relações públicas estratégicas ajudam a criar uma estratégia de conteúdo mais bem sucedida, assegurando que o conteúdo comunica a mesma mensagem e está estreitamente alinhado com os objectivos da marca e do negócio, e distribuindo cada peça de conteúdo de modo a atingir mais membros do seu público-alvo.

As relações públicas também podem ajudar a apoiar uma estratégia SEO mais bem sucedida para as organizações, criando o conteúdo certo, colocando-o em publicações chave, e gerando links para o website da sua empresa. Neste caso, pode também utilizar PRnews.io. Este serviço oferece a criação de conteúdos optimizados em SEO por redactores profissionais, que conhecem todas as dicas e truques de SEO para aumentar o seu correio rapidamente e a um preço acessível.

Uma estratégia consistente de relações públicas serve como um roteiro para o sucesso. Se a empresa fosse como quebrar a selva, ter um plano de estratégia de relações públicas que seja executado de forma consistente é como o guia turístico que conhece muito bem um roteiro.

Conclusão

As relações públicas são constituídas por muitas peças que constroem uma imagem positiva da sua empresa aos olhos da sua comunidade. Ter uma estratégia implementada pode manter as actividades organizadas e criar a imagem que deseja para a sua marca.

Com estas etapas e serviços apropriados em mente, pode criar um plano de relações públicas para o ajudar a melhor cumprir os seus objectivos. À medida que o seu negócio cresce, pode ajustar o seu plano para satisfazer as necessidades da sua empresa. Se precisar de ajuda para criar um plano de relações públicas, implementar as tácticas do seu plano actual, criar e distribuir o conteúdo, contacte PRnews.io.

FAQ: Estratégia de Relações Públicas

?O que é uma estratégia de relações públicas?

Uma estratégia de relações públicas é um roteiro flexível para que se possa ajustá-lo a novos objectivos, novas oportunidades, novos mercados.

É um plano que o leva da sua situação actual até ao seu objectivo final. Os modelos de estratégia de relações públicas podem ser de curto ou longo prazo. Um único abjectivo, tal como a publicação positiva sobre o seu último lançamento de produto. Ou, o objectivo a longo prazo de alcançar os seus objectivos comerciais.

Uma estratégia de relações públicas ajudá-lo-á a organizar as suas actividades de relações públicas e a tomar decisões estratégicas em torno da melhor forma de transmitir a sua mensagem chave. Pode também ajudá-lo a utilizar as histórias no seu negócio para atrair o seu público-alvo, bem como para construir a consciência da marca.

? Como criar uma estratégia de relações públicas e comunicação para uma campanha política?

Uma campanha política não se limita à promoção, transmissão e discursos eleitorais persuasivos. Ainda assim, inclui uma área mais ampla que se concentra no posicionamento do partido na área eleitoral. Quase todos os partidos políticos e políticos utilizam métodos publicitários para transmitir as suas ideias a toda a hora. Pode ser para melhorar a reputação do governo ou sobre uma nova estratégia ou mesmo para promover um político individual.

Seja qual for a razão, deve haver uma estratégia para a sua promoção. Com o advento das redes sociais, a publicidade é simples, em tempo real, interactiva e firmemente concentrada na construção de relações.

As estratégias de campanha devem também considerar principalmente a estratégia de relações públicas digitais. A preparação e fácil acesso dos sítios web dos políticos, a optimização dos canais sociais dos candidatos, a construção de listas de correio electrónico, e a construção de anúncios atraentes nos meios de comunicação social são algumas das tácticas de relações públicas mais importantes. Todas as estratégias neste sentido devem concentrar-se nos objectivos da campanha.

? Que empresas têm uma estratégia de relações públicas bem sucedida?

Há muitos planos estratégicos de relações públicas lendários e bem sucedidos. Aqui estão três exemplos com ideias brilhantes: Johnnie Walker: Jane Walker

Para anunciar a igualdade de género e respeitar as muitas realizações das mulheres ao longo da história, Johnnie Walker criou uma versão feminina de whisky no Dia Internacional da Mulher e deu-lhe o nome de Jane Walker. A garrafa de edição limitada apresentava uma mulher na sua garrafa, em vez de um homem, o que ligava a marca a indivíduos que também apoiam a sua dedicação ao progresso social.

Noite no Planeta Azul II pela Airbnb & BBC Earth

Ver o espectáculo pode quase colocá-lo no ambiente que estão a filmar, mas a BBC Earth quis elevar as coisas ao nível seguinte para os seus maiores apoiantes. Assim, ofereceram-lhes uma oportunidade de sentirem o que é ser um investigador e cineasta do Planeta Azul II.

Colaboraram com a Airbnb para lançar um concurso para os seus membros, e dois sortudos vencedores conseguiram passar três dias e duas noites nas Bahamas no barco de investigação e exploração utilizado para a gravação do espectáculo. Ao oferecer esta oportunidade única, a BBC Earth poderia conseguir mais fãs, e a Airbnb poderia construir a sua afinidade com a marca.

State Street Global Advisors: Fearless Girl

Na manhã do Dia Internacional da Mulher, o mundo descobriu um monumento de quatro pés de altura de uma rapariga em frente à estátua do Touro Carregador em Wall Street, em Nova Iorque. Ela parecia ser corajosa, mantendo as mãos nas ancas, num vestido e conversas de alto nível.

Chamavam-lhe Fearless Girl (Rapariga Sem Medo). Ela foi criada pela empresa de gestão de investimentos State Street Global Advisors como parte da sua campanha para pressionar as empresas a acrescentar mais mulheres aos seus conselhos.

? Como pode o Facebook ser utilizado numa estratégia de relações públicas empresarial?

O Facebook é uma das ferramentas de relações públicas mais poderosas na estratégia de relações públicas digitais. Utilizar o Facebook como uma ferramenta de relações públicas online permite às empresas aumentar o seu alcance, ficando na frente de um público interessado. Aqui estão algumas dicas simples a que aderir:

• Ter objectivos claros
  • Escolha a imagem de perfil correcta
  • Tire tempo para desenvolver uma secção abrangente “Sobre”.
  • Utilize a sua fotografia de capa e o seu correio afixado para apoiar as suas campanhas
  • Utilizar segmentação de audiência
  • Não exagere
  • Compreender o que funciona melhor